segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Volkshochschule - Minha Escola de Alemão...

OI PEOPLEEEE!!!!!!
Após o polêmico post anterior, o qual eu expressei a minha opinião (e muuuuita gente concordou comigo, fico feliz e triste ao mesmo tempo com isso), hoje vim falar da escola em que eu vou estudar!! Como eu disse AQUI, a VHS é uma instituição patrocinada pelo governo, incentivando os imigrantes da região a estudarem alemão, com cursos de baixo custo.
Fiz minha inscrição, e descobri que o prédio que vou estudar não é aquele que tinha postado, mas um que fica ao Sul de Köln, muito maior, e muito mais bonito, pois tem várias salas diferentes, com vários níveis e horários diferentes.

Tuuuudo isso aí é a minha escola!!!!
 Não tenho vergonha de dizer o quanto paguei, até porque pode ajudar alguém que queira estudar sem pagar muito na Alemanha. Fechei um curso intensivo de 3 meses que me leva do nível A2 ao B1, estudando de segunda à quinta, das 9:00 às 13:00, ou seja, é carga pesada, estudando bastante todo dia, por 413 euros. Se você for pesquisar escolas como o insituto Goethe, ou o EF, ou qualquer outra por agências de intercâmbio, saem, no mínimo, o dobro disso. Ou seja, amiguinhos, vale muito a pena!!!!

Confesso que fiquei meio insegura sobre como seriam os alunos de lá, se teria alguma possibilidade de eu sofrer preconceito, sei lá, sou desconfiada mesmo, então decidi procurar páginas da VHS Köln no Facebook, e achei um grupo fechado com alunos dessa unidade. Pedi permissão para participar, e um português chamado Victor me aceitou. Escrevi no mural da página pedindo a opinião dos alunos que estudam lá, e adivinhem só???? Conheci uma menina da Indonésia que está na mesma sala que eu!!! Vamos começar juntas no mesmo nível, mesmo horário!!! Estamos intercalando num "Alemanglês", meio alemão, meio inglês, para irmos nos adaptando a falar só alemão por lá! O nome dela é Ser Leey e ela é de Jacarta, e vai estudar alemão pra tentar entrar na faculdade de Köln. Sehr gut!!!! Já combinamos de almoçar na cidade depois da aula, e a cada dia mais estou tendo mais e mais pensamentos positivos sobre a mudança, VIVAAAA!!!
Quem tiver algum interesse, segue aqui, o site da VHS Köln.

Fora isso, já pesquisei meu passe mensal que me dá direito de pegar quantos trens, metrôs e ônibus que eu quiser, e custa 90 euros.

Faltam 25 dias para o Roman vir ao Brasil, ansiedade me matando, como sempre... Como vocês fazem para controlar esse nervoso?? Estou em pânico!!!!

Okay, acho que é só isso... Nos vemos em breve, e qualquer dúvida, podem me perguntar!!! =)

Bis Bald!!!


Ps1: Com 3 meses de existência, o blog já passou de 4.100 visitas!!! Muito feliz, pois não esperava que tanta gente fosse acompanhar essa aventura! Espero estar ajudando e divertindo vocês!!! S2

Ps2: Vocês sabiam que na Indonésia se fala Javanês?? O_o

13 comentários:

  1. Fico feliz que esta tudo dando certo, eu esudei do A1 até o B1 na escola BDP e deu tudo certo gracas ao bom Deus. Procure sempre falar em alemao e nao em ingles, isso vai dificultar seu aprendizado. Se precisar ... tamos aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissi! Vou fazer o máximo para me comunicar somente em alemão por aí... apesar do frio na barriga da insegurança, preciso me esforçar pra aprender o quanto antes!!! hehehe
      Obrigadão, beijos!

      Excluir
  2. Minha experiência na VHS não foi muito boa, pois aqui na minha cidade tinha pouca oferta de turma e de níveis, e acabei entrando numa turma que não era bem meu nível e tinha muita gente de muitos niveis, o que virava uma senhora bagunça. Fora que eram duas aulas de 1h30 por semana, que não é muita coisa. O bom é que as VHS de cidades grandes como Colonia oferecem muito mais opções, aproveita mesmo pois o preço vale a pena. Aqui a gente conseguia fazer de graça, comprovando "pobreza", mas mesmo pagando é beeem mais barato mesmo. Aproveita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo Grazi? Então, me falaram que essa VHS é ótima... pro meu horário no meu nivel de curso intensivo, eu encontrei 3 professores diferentes, começando o mesmo curso na mesma escola! Tem muita opção, e esse Victor que criou o grupo no facebook, falou otimas coisas sobre la... E fica perto do metrô, perto das universidades, consigo até uns halt time jobs enquanto não achar algo na minha área...Vamos ver como será!!! =)
      Quanto tempo mais vc fica pela alemanha?
      Beijão!!

      Excluir
  3. Nossa, que legal sua escola!! E o preco não está caro não, eu como professora sei como são caros os cursos aqui no Brasil, e a carga horária desse aí é alta, então vale super a pena o preco mesmo! Que bacana que você já conheceu alguém, eu vou comecar um curso daqui algumas semanas e não conheci ninguém ainda hahaha Olha, sobre controlar o nervoso...nem eu sei te dizer o que fazer, eu ficava desesperada, louca mesmo!! Acho que eu ia arrumar a casa pra ver se esquecia um pouco kkkk ah, e fiz um post sobre arrumar malas no meu blog, como vc havia comentado :) espero que te ajude! beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ma! Então!! Aqui no Brasil eu fiz 6 meses de curso, e paguei 230,00 por mes, pra ter 3 horas de aula por sabado! muito caro!Esse vai valer a pena, vou fazer valer, preciso aprender o quanto antes hahahahahahah
      Fora que a escola é gigante, estou muito empolgada.. depois de um ano sem estudar.. vamos ver como vai ser!!
      Ebaaaa vou olhar seu post!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi Jade!!
    Eu não comentei no outro post, mas gostei bastante da crítica construtiva ao nosso Brasil! Pena que tantas pessoas falam sem saber mesmo morando por aqui né?? É fácil fazer uma pose de cidadão crítico quando você vai todo dia de carro para o trabalho... quero ver pegar trem e metro em horário de pico!
    Muito legal a sua escola, bem grandona né?? Eu tinha procurado há um tempo atrás escolas de alemão, mas uma das escolas me aconselhou a fazer isso quando eu chegasse lá, e eu até achei que era uma boa, porque vai demorar um pouquinho para "nos adaptarmos" (falarei sobre isso em breve)! Anyway, eu tinha encontrado uma escola nesse esquema de aula, que custaria somente 250 por mes, achei bem barato também, será que devo ficar desconfiada?? Veremos quando chegarmos por lá!!
    Espero que passe voando esses dias que faltam para o Romam chegar!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 250,00 por mes é um preço bom até, eu pagarei 413 os 3 meses já a vista... pq é do governo^^
      Tem VHS em todas as cidades praticamente, vê se você não acha alguma na cidade maior perto da sua casa!!!
      Não sei se vc sente o mesmo, mas eu acordo desesperada, vou dormir desesperada, quanto mais proximo, mais demora hahaha!!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Oi Jade!
    Em primeiro lugar deixa eu explicar como cheguei até vc! Bom, eu era staff da Yamato e um dia passei no animeke pra dar um "oi" pro meu amigo Zaider (staff do animeke).. Qdo cheguei lá, por acaso, vc estava no palco cantando! Gostei mto da performance hehe e como escuto mtas bandas alemãs, o título do seu blog me chamou a atenção! Achei muito bacana a iniciativa da criação de um blog no qual além de vc contar suas experiências, também desmistifica o que está por trás da suposta burocracia envolvida nos procedimentos que devem ser adotados pelos brasileiros que desejam se mudar para outro país, divulgando várias informações a respeito de como foi o seu processo de requerimento de visto. Nem imaginava que existia essa modalidade de visto por lá e acompanhando seu blog, achei relativamente "descomplicado" para um brasileiro conseguir exercer sua profissão na Alemanha!!! Imaginava que por lá eram impostas outras restrições, como por exemplo, ter fluência no idioma nativo. Parabéns também por ter comentado sobre o custo-benefício e o esquema do curso e pela comparação com outras instituições... Geralmente, falta muita informação desse tipo nas mídias sociais da atualidade - o que é uma pena! -, que é monopolizada e bem restrita... O que desencoraja muita gente a arriscar mais e realizar seus sonhos!

    Continue dando dicas e Boa Sorte na Alemanha!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá! Como você chegou ao meu blog? ^^
      Obrigada pelo comentário, meu objetivo nesse blog é informar as pessoas, para elas não passarem tanto perrenguem como eu passei pra coletar essas informações.. hehehe
      Que bom que você gostou, espero que continue lendo e comentando! =)

      Beijos!

      Excluir
  6. oi...vou estudar nesta escola e queria saber como fazer para alugar um pequeno apartamento perto...alguém pode me ajudar??????????????

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jade!
    Como é feita a inscrição na VHS? Temos que fazer alguma prova para ser aceito na escola? Há curso intensivo de um mês? Tentei obter essas informações no próprio site da VHS, mas não está sendo muito fácil entender. Agradeço se você puder ajudar com a sua experiência. Bjs Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! Nao precisa fazer prova pra ser aceito nao, só precisa fazer um teste de nivelamento pra saber em qual curso vc deve entrar. No verao tem curso super intensivo de 1 mes tambem! :) Beijo!

      Excluir

Falaew!