quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Paulistana estressada em Paris...

Lembro quando minha prima Patricia foi para a França, em 1996, e me perguntou o que eu gostaria que ela me trouxesse de presente de lá. Eu, pequenininha, 8 anos de idade, respondi toda faceira:

-UMA MINIATURA DA TORRE EIFFEL!!!

Ela me trouxe a tal miniatura, e mais um monte de presentes de lá. Assim começou minha pequena obsessão por conhecer a cidade luz...

Quando decidi me aventurar sozinha pela Europa, comprei a passagem de volta com intervalo de 14 horas no Charles de Gaulle até eu pegar o vôo pra SP... Minha intenção era conhecer, pelo menos, a tão almejada Torre Eiffel. O problema é que a anta aqui (sim, anta), decidiu que iria chegar em Paris as 9 da noite, e esperar até as 5 da manhã no aeroporto, pra depois pegar o metrô e tentar conhecer a cidade!


No aeroporto de Köln, depois de chorar com a despedida

Agora vamos a aventura:

**A Confusão**

Cheguei no Charles de Gaulle as 21:20, com a cara inchada de tanto chorar, por ter deixado meu lemão lindo lá em Köln, tentando pensar nos pontos positivos, já que todo mundo tinha me falado coisas maravilhosas sobre o aeroporto, e como tinham lojas, restaurantes, e o enoooorme movimento de uma das cidades mais famosas do mundo.
Acontece que tudo isso aí fecha as 22:00!!! Lojas fechadas, restaurantes com as luzes apagadas, parte do aeroporto em reforma, para "melhorar" a situação, estava muito frio lá fora, e todos os mendigos da região entraram no aeroporto para se aquecerem, e, por causa dos mendigos, todos os banheiros do aeroporto foram fechados!!!!!!!

Beleza, Jade... e agora??? Fuuuu!!!

Encontrei uma cadeirinha escondida do lado de uma tomada para carregar o Iphone, usei minha scarff de lã para me cobrir, e tirei um cochilo das 2 as 4 da manhã, morrendo de medo de alguém me roubar! Quando acordei, os banheiros já estavam abertos e pessoas começavam a circular no local.. UFA!!!

Passei no banheiro, escovei os dentes, ajeitei a maquiagem e peguei um ônibus que me deixava na estação de metrô do meu Terminal. Cheguei na estação, desci as escadas, tudo fechado, máquinas quebradas, mendigos, mendigos, mendigos, placas em francês, nenhum funcionário, mendigos, mendigos...
O medo chegando, e eu sozinha naquela estação sem ninguém pra me ajudar... Até que avistei um senhor que estava tentando retirar um bilhete da máquina, que não funcionava, óbvio! Ele falava inglês, mas era um francês que morava em Tóquio, e estava em Paris pra visitar as filhas.
Ele procurou informações nas placas em francês, e me informou que aquela estação só abriria as 7 da manhã por conta das reformas!!!!!!! (BELEZA!!!!) 7 horas da manhã, já era para eu estar voltando pro aeroporto e me preparando pra embarcar pro Brasil!!! E agora????

O senhor era tão bonzinho, que me levou até o ponto de ônibus, e falou com cada motorista, se eles passavam em outra estação, a qual eu poderia pegar o metrô e continuar a jornada! Depois de conversar com 3 motoristas, ele me arranja um ônibus VAZIO, com um motorista que NÃO FALAVA INGLÊS!!!!
Entrei no ônibus, conversando num francês meio Abajourrr e Croissant, até que o moço me pergunta de onde eu era:
-Brésilll - eu disse
O homem dá um grito: -BRÉSILLLL????? NOSSA!! NOSSA!! ASSIM VUCÊ MI MATAAAA! AISIUTIPEGU AIAI SIUTIPEGU!!!

Tive uma crise de riso (afinal, tinha que ser com a Jade) e fiz amizade com o motorista, o cara era indiano, e foi pra França tentar a vida, e de lá nunca mais saiu. Ele me deu uma carona (total free) até a outra estação, que sim, estava aberta!!!! Vivaaaa!!

Comprei minhas passagens com um chinês, que trabalhava no guichê, me deu um mapa do metrô e me explicou as 3 baldeações que eu deveria fazer até a estação da bendita torre!

Mapa do Metrô de Paris, enoooorme!!!


**A Decepção**

Todo brasileiro espera sempre o melhor dos países de primeiro mundo, certo?! Bom, pelo menos eu esperava... A estação do metrô era pior que os trens da CPTM daqui... O metrô??? Um lugar sujo, feio, com dois andares, e, pasmem: NÃO HAVIAM FRANCESES NO METRÔ FRANCÊS!!!! Na realidade eu não senti que eu estava na França, pois tem muuuito imigrante lá, e a galera se veste com roupas tradicionais mesmo, africanos, aquelas mulheres com turbantes, e muuuuitos indianos também!!! Achei legal essa mistura de culturas (sou brasileira, né?!), mas acontece que o metrô é muito mal cuidado!

Nos dois primeiros trens que eu peguei, a paisagem era semelhante à de Osasco (hehe), tinha favela ao redor dos trilhos, tudo sujo, bem desorganizado... E em alguns momentos me peguei pensando: "Que p*** que eu vim fazer aqui????".

**A Recompensa**

Após 3 trens, muito medo, e muito esforço, cheguei na estação "Champ de Mars - Tour Eiffel", subi as escadas, desesperada, e quando cheguei na calçada, me deparo com essa imagem:





Meu coração disparou, e eu, as 7 da manhã numa rua vazia de Paris, gritei "CAAAARAAAA****OOOO" , não acreditei no que eu estava vendo, aonde eu estava, depois de tanto tempo sonhando com aquilo, lá estava ela, a Torre Eiffel, tão famosa, tão lindinha, e...e...CHEIA DE RATAZANAS EMBAIXO DELA!!!!

Não dá pra ver, mas tem!!!!!


Beleza, ignorei as ratazanas e tentei viver o momento, afinal, não é sempre que a gente vai a lugares assim, não é???

 
 
 
**A Volta**

Como já sabia o caminho de volta, refiz meu percurso normalmente e cochilei no metrô, até um Indiano me acordar uma estação antes do Aeroporto, me dizendo que aquela era a estação final!
Saí do trem correndo feito louca, e me vi no meio do NADA!!!!
Corrí atrás de uma mocinha bem vestida e falei:

-Pardon!! Parlez vous Anglais???
-No! -A fdp respondeu.
Então eu disse:
-AAAAIRPORRRT!!!
E ela apontou pro trem, que estava indo embora.. sem mim!!!!

Fiquei sozinha naquele fim de mundo, aguardando o próximo trem, o qual eu consegui pegar, cheguei no aeroporto com tempo de sobra, embarquei, e voltei pra Sampa sã e salva!!! =)

**Conclusão**

Eu dei muuuuita sorte!! Não é toda garota que sai por aí se aventurando num lugar desconhecido, as 5 da manhã, pegando carona, sem falar uma palavra direito do idioma local, e se dá bem... Valeu a pena, pois realizei um sonho meu, mas na próxima pegarei um taxi, ficarei num hotelzinho bacana com o Schatz, sem desespero, sem mendigos, e com mais tempo pra curtir a cidade luz ;)

Minha "alegria contagiante" ao chegar em São Paulo..


Gostaram da Aventura? Já fizeram alguma loucura semelhante???

Bis bald!! =)

Ps: 29 dias para viajar para a Alemanha de novooo eeee!!!!




 

7 comentários:

  1. Essa é a melhor história! haha
    foda...

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz isso na ida pra Alemanha em 2010, lembra? Comprei a passagem com conexão em NY. Cheguei lá, peguei trem, cheguei em Manhattan, comprei uma câmera nova, almocei com uma amiga q tava por lá, tirei meia dúzia de fotos e voltei pro aeroporto! Foi bem corrido mas foi divertido.

    ResponderExcluir
  3. Agora à noite tive um tempinho e vim aqui te conhecer melhor...e como você é corajosa!!!! hahah E a sua reação ao sair do metrô, foi idêntica a minha!! Eu só não tirei foto, mas tenho essa imagem congelada na minha cabeça, fiquei emocionada! haha

    tô adorando seu blog, você parece ser muito engraçada :) beijos

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    sÓ VOCÊ |Jade!!!!
    PS: NUNCA MAIS FALE DE OSASCO ASSIM OK???
    SE ATÉ NA FRQANÇA TEM MENDIGOS, PQ OSASCO, NÃO TERIA FAVELAS?!!!!
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Haha
    Eu estou lendo seu blog de "cabo a rabo", e tive a mesma impressão na minha ida à Paris.
    Era meu aniversário e meu namorado me perguntou que lugar queria conhecer, na hr respondi: Paris! (Acho q é o primeiro lugar que nos vêm à cabeça qdo pensamos em Europa)
    Nos encontramos em Barcelona, pois ele estava em Ibiza participando de um rally, de lá fomos de carro até Paris. Após 8 horas de viagem, avisto a Torre Eiffel, mas na chegada me senti em São Paulo, túneis, muros pichados... Chegamos a noite, e so na manha seguinte saímos pra explorar a cidade.

    ResponderExcluir
  6. Me surpreendeu tb a quantidade de mendigos na rua, as romenas pedindo esmolas nas ruas, o trânsito, a sujeira e o mau cheiro vindo do metrô.
    Mas a sensação de estar em outro século com todos aqueles prédios históricos e conservados, jantar no rio Sena, respirar a cultura do lugar, nao fez a cidade perder tanto assim seu glamour.
    Mas nao seria um lugar que colocaria novamente no meu roteiro de férias, quero voltar um dia, mas até lá quero visitar outros lugares melhores.

    ResponderExcluir
  7. Ps. Colocamos o cadeado na Ponte das Artes, e espero repetir nessa que vi vc colocando em Koln.

    Beijos,

    Keila

    ResponderExcluir

Falaew!